Sustentabilidade

Governança corporativa

Continuamente, reforçamos nosso compromisso com as boas práticas de governança corporativa visando à gestão eficiente do negócio e a geração de valor para todos os públicos, seguindo os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Contamos com o suporte de estruturas profissionalizadas e ferramentas que visam garantir transparência, ética e conformidade à legislação brasileira e setorial na administração da companhia, além de envidarmos os melhores esforços no sentido de atender às diretrizes do Código Brasileiro de Governança Corporativa.

Nossas ações estão listadas no Nível 2 da B3 S.A. que exige altos padrões de governança corporativa e, há 11 anos consecutivos, somos selecionados para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), demonstrando o compromisso da Companhia na criação de ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e responsabilidade ética das corporações.

Nosso Conselho de Administração tem a responsabilidade de definir o planejamento e as diretrizes estratégicas para nossos negócios. O órgão é formado por 11 membros (dois deles independentes), eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas para um mandato de dois anos. A Diretoria, responsável pela condução dos negócios de acordo com as diretrizes estratégicas traçadas pelo Conselho, é composta por três diretores eleitos pelo Conselho de Administração.

Com o objetivo de aprimorar a governança e apoiar a tomada de decisão do Conselho de Administração, instituímos o Comitê de Remuneração e Pessoas e concluímos a atualização do Comitê de Sustentabilidade, órgãos que auxiliam na avaliação do contexto externo da companhia e na identificação de riscos e oportunidades para os negócios.

Nossa estrutura de governança conta, ainda, com o Conselho Fiscal. Composto por cinco membros, o órgão fiscaliza a gestão administrativa da companhia. O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização independente dos administradores para reporte aos acionistas, cujo objetivo é preservar o valor da companhia. Sua composição considera, ainda, dois membros e respectivos suplentes eleitos pelos acionistas minoritários.

Conduta Ética

Para garantir que os negócios sejam desenvolvidos de acordo com padrões éticos e de transparência, seguimos o Guia de Valores AES, um código de conduta com validade para todas as empresas AES no mundo. São esses valores que orientam nossas ações, fornecendo um modelo comum de como devemos interagir com outras partes interessadas, realizar negócios com nossos parceiros e fornecedores, e servir aos nossos clientes.

De forma integrada, reforçamos nossos valores e diretrizes de conduta ética por meio do Programa de Ética e Compliance da AES Brasil. A efetividade do Programa é assegurada por meio de uma comissão da AES Corp., que realiza periodicamente entrevistas e reuniões com colaboradores de diferentes áreas, e por pesquisas que avaliam a percepção dos profissionais da companhia em relação às iniciativas desenvolvidas e direcionam ações de melhorias nos processos.

Conheça o nosso Código de Ética: Os Valores da AES – Das Palavras às Ações.