Sustentabilidade

Compromissos e metas

No Planejamento Estratégico Sustentável 2015-2019 da AES no Brasil, os aspectos socioambientais mais relevantes para os nossos negócios e públicos de relacionamento integram os direcionadores estratégicos, compromissos e metas. É dessa forma que acreditamos que avançaremos em direção à nossa visão, gerando valor compartilhado a todos.

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Compromisso: Garantir excelência dos serviços prestados com ética e respeito ao cliente.

meta

Atingir índice de 82,6% de satisfação do cliente até 2019

status

O índice de satisfação registrado em 2015 foi 76,1%. No primeiro trimestre de 2016, a AES Eletropaulo atingiu o índice de 74,8% no Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), nível 1,4% superior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Compromisso: Garantir excelência dos serviços prestados com ética e respeito ao cliente.

Compromisso: Crescer com soluções sustentáveis de energia.

Compromisso: Maximizar valor antecipando e reduzindo riscos e impactos econômicos,
sociais e ambientais.

meta

Zero acidente fatal com colaboradores próprios e contratados

status

Não foram registradas fatalidades com colaboradores próprios ou contratados no primeiro trimestre de 2016.

meta

Registrar taxa abaixo de 0,14 para acidentes com afastamento, em 2016

status

A taxa de acidentes com afastamento foi zero no primeiro trimestre de 2016, para colaboradores próprios e contratados. 

meta

Registrar taxa abaixo de 0,81 para acidentes sem afastamento, em 2016

status

No primeiro trimestre de 2016, a taxa de acidentes sem afastamento com colaboradores próprios foi de 0,23, frente a 0,07 no mesmo período de 2015. Também houve aumento na taxa de acidentes com colaboradores contratados, sem afastamento, de zero para 0,34. Este incremento está relacionado a eventos de baixa potencialidade em termos de lesão, originados por pequenos descuidos durante a realização de atividades não associadas ao sistema elétrico de potência.

meta

Reduzir em 10% os acidentes totais com a população em 2016

status

Os acidentes com população aumentaram em 24% no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. As fatalidades foram reduzidas de 6 para 4 no período.

meta

Evitar as emissões de CO2e a partir da redução de 4 mil MWh de energia elétrica referente ao consumo próprio e 22,9 mil GWh de perdas globais até 2019

status

Não foi possível evitar emissões de gases de efeito estufa no primeiro trimestre de 2016 devido, principalmente, ao aumento do consumo próprio de energia e perdas globais.

Compromisso: Maximizar valor antecipando e reduzindo riscos e impactos econômicos, sociais e ambientais.

meta

Zero acidente fatal com colaboradores próprios e contratados

status

Não houve acidentes fatais com colaboradores no primeiro trimestre de 2016. 

meta

Registrar taxa abaixo de 0,01 para acidentes com afastamento, em 2016

status

A taxa de acidentes com afastamento foi zero, tanto para colaboradores próprios quanto contratados, no primeiro trimestre de 2016. 

meta

Registrar taxa abaixo de 0,64 para acidentes sem afastamento, em 2016

status

A taxa para acidentes sem afastamento, tanto para colaboradores próprios quanto contratados, foi zero no primeiro trimestre de 2016.

meta

Zero acidente com a população

status

Não foram registrados acidentes com a população no primeiro trimestre de 2016.

meta

Evitar as emissões de CO2e a partir da redução de 1,3 mil MWh de energia elétrica referente ao consumo próprio até 2019

status

No primeiro trimestre de 2016, evitamos as emissões de 54 tCO2e no período com a redução do consumo* próprio de energia em relação ao mesmo período em 2015.

*O acompanhamento das emissões de gases de efeito estufa pelo consumo próprio de energia das usinas restringe-se ao consumo dos alimentadores que estão ligados às subestações, apenas. Em consonância com a metodologia utilizada pelo Governo Federal para o cálculo do fator de emissão da matriz elétrica nacional, considera-se a energia proveniente do SIN (Sistema Interligado Nacional).

Compromisso: Promover avanços no setor, educar a população para o consumo consciente e desenvolver colaboradores, parceiros e comunidades.

meta

Atingir índice de 85% de satisfação no ambiente de trabalho até 2019

status

Em 2015, o índice de satisfação dos colaboradores da AES Tietê atingiu 82%. Um dos principais indicadores é a rotatividade voluntária, que apresentou aumento no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, alcançando 0,86%, frente a 0,57%.

Compromisso: Promover avanços no setor, educar a população para o consumo consciente e
desenvolver colaboradores, parceiros e comunidades.

meta

Atingir índice de 85% de satisfação no ambiente de trabalho até 2019

status

A satisfação dos colaboradores da AES Eletropaulo atingiu 78% em 2015. Um dos principais indicadores é a rotatividade voluntária, que no primeiro trimestre de 2016 manteve o mesmo patamar de 2015, em 0,35%.

meta

Ampliar acesso à energia elétrica regularizada para 188 mil famílias de comunidades de baixa renda até 2019.

status

Nas comunidades onde atua, a AES Eletropaulo regularizou ligações elétricas de 12,5 mil famílias - cerca de 50 mil pessoas - no primeiro trimestre de 2016.