Sobre a AES Brasil

AES Brasil: um grupo comprometido em promover o bem-estar e o desenvolvimento com o fornecimento seguro, sustentável e confiável de soluções de energia.

O Grupo AES Brasil atua no setor elétrico nos negócios de distribuição e de geração e comercialização. Para atender 7,97 milhões de clientes em 142 municípios das regiões Sul e Sudeste, conta com uma força de trabalho de aproximadamente 8 mil colaboradores.

Fazem parte do Grupo duas distribuidoras, AES Eletropaulo AES Sul, e duas geradoras, AES Uruguaiana e AES Tietê. Além disso, por meio da AES Serviços TC, atua em todo o território nacional na prestação de serviços técnico-operacionais para o setor de energia elétrica, com soluções de alto valor agregado para nossos clientes.

O Grupo está presente no Brasil desde 1997 e integra a AES Corp., uma companhia global que atua na área de energia, com negócios de geração e de distribuição, contando com um diversificado portfólio.

AES Eletropaulo

A AES Eletropaulo é uma companhia de capital aberto com ações listadas na BM&FBovespa e é considerada a maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em termos de volume distribuído, de acordo com o ranking da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizado em 2012. A companhia é responsável por atender a  20,1 milhões de clientes e 6,7 milhões de unidades consumidoras de 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, um dos principais centros econômico-financeiros do país.

A área de concessão da empresa é de 4.526 km², que abrigam alta densidade demográfica e concentram o maior PIB do Brasil. Com isso, responde pelo fornecimento de 34,1% do total de energia elétrica consumida no Estado e 10,5% do total do Brasil.

Nossos números:

  • 6.208 colaboradores próprios e 9.293 terceirizados
  • 151 subestações
  • 13.999 MVA de capacidade instalada
  • 41.497 km de rede de distribuição aérea
  • 2.532 km de rede de distribuição subterrânea
  • 1.805 km de linha de subtransmissão
  • 202 mil transformadores de distribuição
  • 1,2 milhão de postes
  • R$ 9,01 bilhões de receita operacional líquida
  • 46.215,8 GWh1 de energia distribuída para o mercado cativo e clientes livres
  • R$ 1,26 bilhão de capital social

AES Sul

A AES Sul é uma empresa que distribui energia elétrica diretamente para 118 municípios da região centro-oeste do Estado do Rio Grande do Sul. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km² e concentra em torno de um milhão duzentos e dez mil clientes. A sede administrativa da empresa está localizada na cidade de Porto Alegre e sua principal estrutura operacional situa-se em São Leopoldo, onde estão incluídos os Centros de Operação da Distribuição e de Subtransmissão, Gerência de Atendimento a Clientes e Marketing e Gerência Comercial. Além destas unidades de trabalho, a AES Sul possui, ainda, duas Regionais: Metro-Vales e Centro-Oeste, responsáveis por outras quinze unidades operacionais.

AES Tietê

Terceira maior companhia privada brasileira de geração de energia, a AES Tietê atua desde 1999 na geração e comercialização de energia elétrica.

Com um parque gerador composto por nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais elétricas (PCHs) e capacidade instalada de 2.658 MW, a AES Tietê é responsável por 10,5% da capacidade instalada do Estado de São Paulo e 2,0% da capacidade nacional.

AES Uruguaiana

Primeira usina geradora termelétrica a operar com gás natural no Brasil, a AES Uruguaiana, localizada no Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada de 639 MW – energia suficiente para atender cerca de 20% do crescimento anual da demanda brasileira. Desde 2009, as atividades de geração estão paralisadas devido à interrupção do fornecimento de gás da Argentina. Ao longo dos últimos anos, sua estrutura foi o palco de Pesquisa e Desenvolvimento da AES Brasil na busca por novas soluções tecnológicas para tornar a geração de energia elétrica a gás natural mais sustentável.

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA AES BRASIL

MISSÃO

Promover o bem-estar e o desenvolvimento com o fornecimento seguro, sustentável e confiável de soluções de energia.

VISÃO DAS DISTRIBUIDORAS

Ser a melhor concessionária de distribuição de energia elétrica do Brasil até 2016.

VISÃO DAS GERADORAS

Ser líder na gestão operacional, comercial e financeira do setor de geração de energia no Brasil e ampliar a capacidade em 3 mil MW, até 2016, por meio de práticas sustentáveis.

VALORES DA AES – DAS PALAVRAS ÀS AÇÕES

  • Segurança em primeiro lugar
  • Agir com integridade
  • Honrar compromissos
  • Buscar a excelência 
  • Realizar-se no trabalho
RelatÓrios de
SUSTENTABILIDADE
2013
2013
2013
Notícias mais recentes
Desenvolvimento Humano
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
#

CONTATO